sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Criando um jogo de tabuleiro

Veja como criar um jogo de Tabuleiro



Para ganhar seu jogo, você precisa ter uma ideia original, aceitar críticas e ser paciente.

Início

Partida para criação do seu jogo

Ter uma boa ideia é o começo de tudo. Boas sacadas podem vir de qualquer lugar: inspiradas em filmes, livros, viagens, coisas do cotidiano e, obviamente, de outros jogos. O importante é observar o tempo todo o que pode virar uma boa criação

Avance

No começo, você pode levar muito tempo para encaixar as ideias que formam um jogo. Mas com o tempo a criação flui melhor. Se você já anda treinando desenvolver projetos assim, tem mais chance de chegar ao final dessa partida.

Fique sem jogar

Pensou num jogo em que é preciso posicionar exércitos nos continentes para conquistar o mundo? Então, perdeu esta rodada. Temas batidos com o do exemplo acima, já usado no War, são difíceis de emplacar.

Aliado

Duas cabeças pensam melhor que uma. Por isso, é melhor tocar o projeto com alguém que também goste de jogos. Ter ideias, todo mundo tem sozinho, mas é duro fazer o projeto andar sem um amigo que ajude a superar as dificuldades que vão aparecer.

Avance

Se você tem um braço direito com quem se entende bem, fica mais fácil imaginar quantas peças o jogo terá, o número de cartas, que tipo de tabuleiro será necessário... E tudo isso é essencial para pular para o próximo passo: montar um protótipo

Fique sem jogar

Você não aceita receber críticas? Mais uma vez vai ficar marcando passo. Nem sempre sua ideia "genial" parece tão bacana assim para seu parceiro de criação. Sem paciência e espírito aberto para aceitar novas sugestões, você vai ficar parado algumas rodadas no tabuleiro.

Testes

Quando o jogo já está claro na sua cabeça, é hora de montar um protótipo, com peças e tabuleiro. Assim dará para ver a reação das pessoas que o utilizam. Nesses testes você vê o que agrada, as falhas e as regras confusas.

Avance

Imagine um jogo de xadrez com fichinhas de papelão no lugar das peças moldadas. Não teria a mesma emoção, certo? Por isso, se na hora de montar seu protótipo você caprichou no acabamento das peças e do tabuleiro, pode seguir em frente.


Criar um jogo é uma recompensa pessoal, um grande exercício para a imaginação.





Mas...Se você quiser seguir em frente, clique no link da fonte e você verá  dicas de como criar e publicar seu jogo.

Boa Sorte!
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-fazer-um-jogo-de-tabuleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário