Assita ao vídeo e observe uma diferença entre o Badminton e o Badminton Adaptado.
No Badminton Adaptado podem competir atletas com grandes e pequenos comprometimentos, que fazem uso de cadeiras de rodas ou não, ou seja, atletas andantes.
Este esporte é dividido em duas categorias. Uma para os cadeirantes, chamada de wheelchair, e outra para os andantes, chamada de Standing. Dentro destas categorias existem subdivisões de acordo com o nível de compromentimento dos atletas e as regras são adaptadas a estas subdivisões.
Na categoria Wheelchair o uso da cadeira de rodas é obrigatório para se locomover na quadra. Estas cadeiras são especialmente confeccionadas para o esporte e são compatíveis com a funcionalidade do atleta valorizando suas potencialidades e amenizando os seus comprometimentos. Algumas regras também foram adaptadas para a categoria Wheelchair, a fim de favorecer os atletas: a rede tem altura diminuída; o saque pode ser feito na altura da axila; os pés do atleta não podem tocar no chão, entre outras. Como a cadeira de rodas é considerada parte do jogador, quando a peteca toca em qualquer parte dela é considerado falta como no esporte convencional.
Na categoria Standing, onde competem os jogadores amputados, que usam ou não muletas e próteses, as regras são semelhantes ao badminton tradicional.
Você observou no vídeo alguma diferença entre o Badminton Olímpico e o adaptado para amputados dos membros inferiores?
Texto adaptado do original da
professora Dyone Souza de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário