Fundamentos do Voleibol
Os fundamentos são as habilidades básicas do esporte que o atleta precisa dominar para que o jogo tenha andamento. Os fundamentos do voleibol são:
O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção do seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola. Existem dois tipos básicos de saque: o saque por baixo e o saque por cima.
A manchete é considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É realizada com as mãos unidas e os braços estendidos diante do corpo.Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
O toque é o fundamento mais característico do jogo de voleibol e é responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. Consiste em usar a ponta dos dedos com as mãos abertas para direcionar, com um impulso, a bola para o atleta que realizará a cortada.
A cortada é a finalização do ataque, normalmente é por ela que a equipe consegue marcar seu ponto.
O bloqueio é utilizado para impedir que o atacante adversário consiga executar o ataque, fazendo com que a bola retorne para a sua quadra. Às vezes, o bloqueio servirá para amortecer um ataque e facilitar a defesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário