Você sabia que quando um aluno entra para uma academia de Tae Kwon do ele precisa conhecer a Teoria Base do Tae Kwon do. Esta teoria é uma espécie de Regulamento que ele precisa aceitar para fazer parte da Escola de Tae Kwon do. Todas as instituições precisam ter regras para que as pessoas possam conviver baseadas nos princípios da Instituição.
TEORIA BASE
O Taekwondo começa e acaba com Kyong-Rye (Vénia).
1. Os Cinco Princípios do Taekwondo:
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Auto-Controlo
- Espírito Indomável
2. O Juramento
- Nós como membros treinamos os nossos Espíritos e Corpos de acordo com as Regras prescritas,
- Nós como Praticantes estamos unidos numa amizade mútua,
- Nós como Praticantes cumpriremos os Regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados.
3. Regras do Dojang (local de treino)
- O dojang é local da prática, presta-se o devido respeito com uma vénia à entrada e à saída.
- No Dojang a ordem e arrumação de todas coisas é imperativa para a que o Praticante se envolva totalmente na sua prática, a Sala deve estar sempre limpa e arrumada.
- Quando entra no Dojang, o Praticante deixa do lado de fora todas as preocupações, emoções voltando a sua mente apenas para a prática e desenvolvimento da sua Técnica.
- É expressamente proibido falar no Dojang de qualquer assunto que não respeitante à prática do Taekwondo ou seu resultado. No caso de ser necessário recorrer à palavra, deve o discurso ser breve e directo, com Cortesia e Humildade.
- Não é permitido o uso de linguagem inapropriada ou obscena, verbal ou não verbal.
- Não é permitido comer no Dojang.
- Quando entra para o Dojang, sem que a aula tenha começado, deve-se iniciar imediatamente exercícios de aquecimento e prática de Taekwondo, até à voz da formatura. Não se deve encetar conversas despropositadas e brincadeiras.
- Todos são responsáveis pelo Dojang, competindo aos mais graduados garantir o cumprimento da Etiqueta e Regras dentro do mesmo.
- No fim de cada Aula, salvo excepção, deve o Dojang ser limpo por todos aqueles que usufruiram da prática, como sinal de Cortesia e Humildade.
- não obstante seja a sala que consideramos o Dojang utilizada também para outros fins, devem os Praticantes, a partir do momento em que entram para a sua prática, considerá-la sua e tratá-la com o Devido Respeito.
4. Regras de Cortesia e Respeito
- O Praticante, quando se junta à Família da Escola, fáz-lo de livre vontade, aceitando as regras de Conduta e o Respeito pelo Mestre, seus Instrutores e colegas.
- A partir do momento em que integra a Escola, o Praticante reflecte a imagem da mesma do seu Mestre e dos seus colegas de Treino - É seu dever Honrar os mesmos, munindo-se de uma atitude correcta, discurso correcto, acção correcta e pensamento correcto, imbuidos do respeito pela condição Humana, por toda a vida e por si próprio.
- Para que o Praticante possa evoluir a sua relação com o Mestre é fundamental e deve assentar no Respeito Mútuo, Cortesia e Humildade.
- O Mestre quer o melhor para o Praticante, mesmo que por vezes não o possa parecer abertamente, deve o Praticante considerar as Decisões do Mestre e meditar sobre elas de forma a que as possa compreender abertamente.
- Devem os praticantes falarem entre si de forma respeitosa, procurando a harmonia da Escola.
- É proibida a participação em qualquer outra actividade Marcial ou de Desporto de Combate sem o prévio consentimento do Mestre ou Instrutor responsável.
- É proibido o discurso depreciativo de qualquer outra Disciplina Marcial. todo o Artista marcial procura o mesmo fim, o meio pelo qual ele o procura atingir não é objecto de análise externa.
- A demonstração de Técnicas ou aplicação não deve ser arbitrária, nem de forma alguma exibicionista, deve o Praticante primar aqui também pela Humildade e pela aplicação de Técnicas pelo Estado de necessidade.
- O Taekwondo não apoia qualquer tipo de violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário