mais TaeKwonDO
Graduações
A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Kups e em seguida em Dans. Cada Kup corresponde a uma cinto colorido que o taekwondista amarra na cintura, sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. A atual sequência é a seguinte:
TEORIA BASE
O Taekwondo começa e acaba com Kyong-Rye (Vénia).
1. Os Cinco Princípios do Taekwondo:
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Auto-Controlo
- Espírito Indomável
2. O Juramento
- Nós como membros treinamos os nossos Espíritos e Corpos de acordo com as Regras prescritas,
- Nós como Praticantes estamos unidos numa amizade mútua,
- Nós como Praticantes cumpriremos os Regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados.
3. Regras do Dojang (local de treino)
- O dojang é local da prática, presta-se o devido respeito com uma vénia à entrada e à saída.
- No Dojang a ordem e arrumação de todas coisas é imperativa para a que o Praticante se envolva totalmente na sua prática, a Sala deve estar sempre limpa e arrumada.
- Quando entra no Dojang, o Praticante deixa do lado de fora todas as preocupações, emoções voltando a sua mente apenas para a prática e desenvolvimento da sua Técnica.
- É expressamente proibido falar no Dojang de qualquer assunto que não respeitante à prática do Taekwondo ou seu resultado. No caso de ser necessário recorrer à palavra, deve o discurso ser breve e direto, com Cortesia e Humildade.
- Não é permitido o uso de linguagem inapropriada ou obscena, verbal ou não verbal.
- Não é permitido comer no Dojang.
- Quando entra para o Dojang, sem que a aula tenha começado, deve-se iniciar imediatamente exercícios de aquecimento e prática de Taekwondo, até à voz da formatura. Não se deve encetar conversas despropositadas e brincadeiras.
- Todos são responsáveis pelo Dojang, competindo aos mais graduados garantir o cumprimento da Etiqueta e Regras dentro do mesmo.
- No fim de cada Aula, salvo exceção, deve o Dojang ser limpo por todos aqueles que usufruiram da prática, como sinal de Cortesia e Humildade.
- não obstante seja a sala que consideramos o Dojang utilizada também para outros fins, devem os Praticantes, a partir do momento em que entram para a sua prática, considerá-la sua e tratá-la com o Devido Respeito.
4. Regras de Cortesia e Respeito
- O Praticante, quando se junta à Família da Escola, fáz-lo de livre vontade, aceitando as regras de Conduta e o Respeito pelo Mestre, seus Instrutores e colegas.
- A partir do momento em que integra a Escola, o Praticante reflete a imagem da mesma do seu Mestre e dos seus colegas de Treino - É seu dever Honrar os mesmos, munindo-se de uma atitude correta, discurso correcto, ação correta e pensamento correto, imbuidos do respeito pela condição Humana, por toda a vida e por si próprio.
- Para que o Praticante possa evoluir a sua relação com o Mestre é fundamental e deve assentar no Respeito Mútuo, Cortesia e Humildade.
- O Mestre quer o melhor para o Praticante, mesmo que por vezes não o possa parecer abertamente, deve o Praticante considerar as Decisões do Mestre e meditar sobre elas de forma a que as possa compreender abertamente.
- Devem os praticantes falarem entre si de forma respeitosa, procurando a harmonia da Escola.
- É proibida a participação em qualquer outra actividade Marcial ou de Desporto de Combate sem o prévio consentimento do Mestre ou Instrutor responsável.
- É proibido o discurso depreciativo de qualquer outra Disciplina Marcial. todo o Artista marcial procura o mesmo fim, o meio pelo qual ele o procura atingir não é objeto de análise externa.
- A demonstração de Técnicas ou aplicação não deve ser arbitrária, nem de forma alguma exibicionista, deve o Praticante primar aqui também pela Humildade e pela aplicação de Técnicas pelo Estado de necessidade.
- O Taekwondo não apoia qualquer tipo de violência.
Significado dos cintos:
Cinto Branco:
Representa pureza. A inocência do indivíduo sobre a arte e sobre os ensinamentos do seu Mestre. Representa a mente aberta que o aluno deve ter para aprender as coisas novas, o ser capaz de compreender um sem número de complexidades da vida. O cinto branco é como uma taça vazia mas sempre pronta e capaz de receber. Não tem preconceitos que o possam impedir de absorver novos conhecimentos. Há sempre espaço para aprender novas coisas. É como uma folha em branco em que o mestre beneficiando da confiança do aluno irá escrever o seu desenvolvimento. Para que um indivíduo possa aprender algo na vida deverá ter a abertura e a curiosidade de um cinto branco.
Cinto Amarelo:
Representa o ouro, que significa a verdade. É importante que um indivíduo seja verdadeiro consigo mesmo e seja capaz de eliminar o egoismo. É o conceito de uma semente simbolizada pela cor amarela. Uma semente que se irá transformar numa planta tendo por base uma raiz sólida, para haver um crescimento de qualidade
Cinto azul:
O cinto azul é simbolo de céu. Embora a olho nu se possa ver somente uma parcela do céu, não representa o todo o céu. A cor do azul descreve e representa a mente, o potencial mental e a maturidade de um indivíduo. É a nossa determinação que nos dá a abilidade de ultrapassar tarefas difíceis. Consequentemente, devemos treinar para ser fortes tanto mentalmente como fisicamente. Os tempos duros não permanecem, mas uma mente resistente permanece para sempre.
Cinto vermelho:
O cinto vermelho significa o sol, o seu brilho e a sua energia. É somente com a actividade física que um indivíduo adquire a sua identidade com as suas capacidades mentais. É com o treino físico em Taekwondo que ocorre uma instrução da mente. Superando-se com perseverança e determinação, o desenvolvimento do espírito indomável ocorre - o objetivo final do Taekwondo. Adquirir o espírito indomável com o treino físico da arte confere-lhe uma atitude mental que lhe permite tratar situações difíceis. Com nosso espírito indomável nós somos capazes da avaliação, de conquistar e de recuperar da desilusão ou do desapontamento. O cinto vermelho representa também a limitação, que é o oposto do cinto azul, ilimitado. No contraste, a limitação permite ao indivíduo avaliar seu progresso. Prepara-nos para alcançar nossos objetivos de curto prazo que, por sua vez, nos conduz a conseguir um objectivo final.
Cinto negro:
O cinto é a combinação das cores de todos os outros cintos, logo representa uma evolução, um crescimento dentro do Taekwondo. Mostra uma evolução dentro das várias etapas anteriores. Mostra um compromisso e um sistema de valores. Trata-se de um motivo de orgulho pelas dificeis tarefas que foram ultrapassadas e pelo desenvolvimento físico e mental conseguidos. O cinto negro mostra diferentes níveis de mentalidade e a capacidade de os usar para uma vida de sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário