domingo, 4 de setembro de 2011

Definição e Classificação dos Jogos de Tabuleiro

A origem dos chamados “jogos de tabuleiro” perde-se na noite dos tempos. Expedições arqueológicas estão, ainda hoje, desvendando mistérios a respeito de antigos jogos disputados por egípcios, gregos, romanos e até por povos mais antigos.

Como defini-los e como classificá-los?

Parece-me que uma definição simplista seria a de que “jogos de tabuleiro” são todos aqueles disputados, por uma ou mais pessoas, em uma base, o tabuleiro, seja de madeira, metal, pedra, marfim, plástico, papelão ou outro material, onde peças são movimentadas, colocadas ou retiradas do tabuleiro, obedecendo a regras pré-estabelecidas.

Poderemos classificá-los, primeiramente como jogos intelectuais e, grosso modo, em três categorias: aqueles em que o que conta é  exclusivamente a sorte; aqueles em que o que conta é a perícia e a inteligência do jogador; e aqueles em que há um misto dos dois (e a meu ver, os mais interessantes).

São jogos de tabuleiro típicos: xadrez, damas, gamão, alquerque, tablar, senat, go, estes exemplos de jogos clássicos antigos; War, Detetive, No Limite, Banco Imobiliário (Monopólio) entre os jogos mais modernos. Entre estes incluo o jogo “Quinteto”, baseado em um filme do mesmo nome, do diretor Robert Altman, com Paul Newman, do ano de 1979.

Incluo entre os jogos de tabuleiro antigos, o jogo da Mancala. Este, apesar de ser jogado principalmente sobre um tabuleiro contendo doze “buracos” (ou “casas”), dada a sua simplicidade, pode ser jogado até mesmo em buracos feitos no chão, ou sobre um pedaço de papel com as “casas” desenhadas. Mas a sua estrutura é a de um jogo de tabuleiros, conforme a descrição por mim apontada.

Em muitos jogos de tabuleiro busca-se a dominação, ou através da conquista de peças ou de territórios. No xadrez e no jogo de damas, conquista-se peças do adversário; no Go, conquista-se território; na Mancala, conquista-se pedras que pertencem, inicialmente aos dois jogadores (ou a nenhum deles, dependendo-se do ponto de vista...); no gamão e na tábula, busca-se a retirada das peças do tabuleiro, para tanto se percorre território e elimina-se (momentaneamente, é verdade...) as peças do adversário.  Em geral a finalidade essencial do jogador é mostrar que é melhor do que os adversários.
Mas obviamente, essa descoberta é relativa pois, encerrada uma partida, outra terá início e aquele que perdeu pode vir a ser o vencedor...

 Podemos dizer que os jogos de tabuleiro que conhecemos são competitivos.  Pode haver jogos de tabuleiro cooperativos?  Pense sobre esta questão!!



"Toda glória é efêmera"
(Frase que era cochichada pelos escravos aos ouvidos dos generais romanos durante as paradas)


CURIOSIDADE: Durante a Segunda Guerra Mundial, o serviço secreto britânico, através do MI-9, criou um sistema para ajudar os prisioneiros de guerra aliados a fugirem dos campos de concentração alemães.
Foram criadas "entidades filantrópicas" falsas que enviavam mantimentos e outros produtos aos prisioneiros. Assim, os prisioneiros passaram receber dinheiro alemão, colocados em tabuleiros de jogos de damas e "Monopoly" (nosso "Banco Imobiliário") e mapas, impressos no verso de cartas de baralho.

Texto retirado do site http://www.jogos.antigos.nom.br/jtabuleiro.asp e adaptado para fins didáticos.

3 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo, obrigado

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  2. nao achei o q eu queria mais me ajudou um pouco,gostei de como vc escreve e muito interresante o jeito que vc fz as pessoas continuarem a ler ate o final
    Muito bom
    bln12345

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