História dos Jogos de Tabuleiro
A origem dos jogos de tabuleiro remonta aos primórdios da civilização. Talvez o primeiro jogo de que se tem notícia seja o "Senet", originário do Egito antigo. Acredita-se que era jogado por volta do ano 3.500 a.C. e tinha por objetivo levar o participante a tirar todas as suas peças do tabuleiro, obedecendo a uma mecânica simples.
Outro jogo bastante antigo, e talvez o precursor do Gamão, é conhecido como o "Jogo de Ur". Jogado na Mesopotâmia antiga, por volta do ano 3.000 a.C., também tinha por objetivo remover o maior número possível de peças do tabuleiro.
O "Jogo do Go", ou simplesmente "Go", é outro jogo muito antigo e que é jogado até hoje. Originário da China antiga, por volta do ano 2.000 a.C., era um jogo de conquista de territórios, ao mesmo tempo em que o jogador deveria impedir o oponente de expandir seus territórios.Vence aquele que fica com mais peças no tabuleiro.
Por fim, o Xadrez, talvez o mais popular dos jogos de tabuleiro, que teve sua origem na Índia, por volta do século VI d.C. As regras eram diferentes das atuais, e as peças representavam as quatro divisões do exército: infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes– representadas respectivamente pelo peão, cavalo, bispo e torre, bastante usados nas guerras locais. O jogo difundiu-se pelo Leste Europeu e posteriormente por toda a Europa, a partir do ano 1200. No ano de 1475, acredita-se que o Xadrez recebeu as regras que perduram até hoje.
A partir da Revolução Industrial, os jogos de tabuleiro deixaram de ser artesanais e começaram a ser criados e produzidos em larga escala, tornando-se populares e fazendo parte do dia a dia das famílias.
Fonte:
Disponível em 01/09/2011 na URL http://www.grow.com.br/saibamais/HistoriaDosJogosTabuleiro.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário