terça-feira, 30 de junho de 2020

Qual é o seu melhor canal de acesso para decodificação de informações?




O teste a seguir demonstra que estilo de aprendizagem cada um de nós pertence. 


Você quer descobrir o seu? Responda!

1. Gostaria mais de estar fazendo este exercício:
a. por escrito
b. oralmente
c. realizando tarefas

2. Percebo que alguém gosta de mim:
a. pelo jeito de me olhar
b. pelo Jeito de falar
c. pelas suas atitudes

3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a. fisionomia
b. a voz
c. os gestos

4. Aprendo mais facilmente:
a. lendo
b. ouvindo
c. fazendo

5. As atividades que mais me motivam:
a. fotografia, pintura
b. música, palestra
c. Escultura, dança

6. Na maioria das vezes, prefiro
a. observar
b. ouvir
c. fazer

7. Ao lembrar um filme me vem à mente:
a. as cenas
b. os diálogos
c. as sensações

8. Nas férias, gosto mais de:
a. conhecer novos lugares
b. descansar
c. participar de atividades

9. O que mais valorizo nas pessoas é:
a. a aparência
b. o que elas dizem
c. o que elas fazem

10. Meu carro preferido tem principalmente que ser:
a. bonito
b. silencioso
c. confortável

11. Quando vou comprar algo, procuro:
a. olhar bem o produto
b. ouvir o vendedor
c. experimentar

12. Gosto mais de ganhar presentes que seja: 
a. bonito 
b. sonoro 
c. útil

13. Tomo decisões com base principalmente:
no que vejo
no que ouço
no que sinto

14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
claridade
barulho
ajuntamento

15. O que mais me agrada num restaurante:
a. o ambiente
b. a conversa
c. a comida

16. Durante um show, valorizo mais:
a. a iluminação
b. as músicas
c. a interpretação

17. Enquanto espero alguém fico:
a. observando o ambiente
b. ouvindo as conversas
c. andando mexendo com as mãos

18. Eu mais me entusiasmo quando:
a. me mostram
b. me falam
c. me convidam para participar

19. Ao consolar alguém, procuro:
a. mostrar um caminho
b. levar uma palavra de conforto
c. abraçar a pessoa

20. O que me dá mais prazer:
a. ir ao cinema
b. assistir uma palestra
c. praticar esportes



Agora conte as letras e confira sua pontuação.
Visual A
quantidade
Auditivo B
quantidade
Cinestésico C
quantidade




O quadro abaixo contém algumas das características observáveis em cada um dos sistemas de representação dominante:


VISUAL
AUDITIVO
CINESTÉSICO
ESTILO DE APRENDIZAGEM
Aprende pela visão; observa demonstrações; gosta de ler e imaginar as cenas no livro; tem boa concentração; rápido na compreensão.
Aprende por instruções verbais; gosta de diálogos; evita descrições longas; não presta atenção nas ilustrações; move os lábios quando lê; subvaloriza.
Aprende fazendo, por envolvimento direto; prefere ir logo para a ação; não é bom leitor.
MEMÓRIA
Lembra-se bem dos rostos, mas se esquece dos nomes; escreve e anota através de esquemas resumidos e simbólicos; lembra bem das imagens.
Lembra os nomes, mas esquece os rostos; decora as coisas por repetição auditiva.
Lembra-se melhor das coisas que fez e não daquelas que ouviu.
PARA RESOLVER PROBLEMAS
Delibera e planeja bem antes; organiza os pensamentos e tem boa visão das soluções e alternativas.
Fala sobre os problemas; testa as soluções verbalmente.
Ataca fisicamente o problema; ação; impulsividade; geralmente escolhe soluções que envolvem muitas atividades.
APARÊNCIA GERAL
Limpo; meticuloso; gosta de ordem e de coisas bonitas.
Combinar roupas não é tão importante; prefere explicar as escolhas.  
Limpo; mas logo se desarruma por causa das atividades. Sem muito senso estético, conforto é essencial.
COMUNICAÇÃO.
o Quieto; não fala muito e se o faz fala muito rápido; impacienta-se quando tem que ouvir explanações longas; uso desajeitado das palavras; descreve coisas com detalhes; usa predicados verbais do tipo “veja bem..., é claro..., brilhante” etc.
Gosta de ouvir, mas não consegue esperar para falar; descrições são longas e repetitivas; usa predicados verbais do tipo: “ouça, escute, deixe eu explicar...”.
Gesticula quando fala; não é bom ouvinte; fica muito perto quando fala ou ouve; perde rapidamente interesse por discursos; usa predicados do tipo: “sinto que, pegue firme, concreto,...”etc..


Nenhum comentário:

Postar um comentário