Você quer descobrir o seu? Responda!
1. Gostaria
mais de estar fazendo este exercício:
a. por escrito
b. oralmente
c. realizando tarefas
|
2. Percebo que alguém gosta de mim:
a. pelo jeito de me olhar
b. pelo Jeito de falar
c. pelas suas atitudes
|
||||
3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a. fisionomia
b. a voz
c. os gestos
|
4. Aprendo mais facilmente:
a. lendo
b. ouvindo
c. fazendo
|
||||
5. As
atividades que mais me motivam:
a.
fotografia, pintura
b. música,
palestra
c.
Escultura, dança
|
6. Na maioria das vezes, prefiro
a. observar
b. ouvir
c. fazer
|
||||
7. Ao lembrar um filme me vem à mente:
a. as cenas
b. os diálogos
c. as sensações
|
8. Nas férias, gosto mais de:
a. conhecer novos lugares
b. descansar
c. participar de atividades
|
||||
9. O que
mais valorizo nas pessoas é:
a. a
aparência
b. o que
elas dizem
c. o que
elas fazem
|
10. Meu carro preferido tem
principalmente que ser:
a. bonito
b. silencioso
c. confortável
|
||||
11. Quando vou comprar algo, procuro:
a. olhar bem o produto
b. ouvir o vendedor
c. experimentar
|
12. Gosto mais de ganhar presentes que seja:
a.
bonito
b.
sonoro
c.
útil
|
||||
13. Tomo
decisões com base principalmente:
no que vejo
no que ouço
no que
sinto
|
14. Em excesso, o que mais me
incomoda é:
claridade
barulho
ajuntamento
|
||||
15. O que mais me agrada num
restaurante:
a. o ambiente
b. a conversa
c. a comida
|
16. Durante um show, valorizo mais:
a. a iluminação
b. as músicas
c. a interpretação
|
||||
17.
Enquanto espero alguém fico:
a. observando
o ambiente
b. ouvindo
as conversas
c. andando
mexendo com as mãos
|
18. Eu mais me entusiasmo
quando:
a. me mostram
b. me falam
c. me convidam para participar
|
||||
19. Ao consolar alguém, procuro:
a. mostrar um caminho
b. levar uma palavra de conforto
c. abraçar a pessoa
|
20. O que me dá mais prazer:
a. ir ao cinema
b. assistir uma palestra
c. praticar esportes
|
||||
Agora conte
as letras e confira sua pontuação.
|
|||||
Visual A
|
quantidade
|
Auditivo B
|
quantidade
|
Cinestésico C
|
quantidade
|
O quadro abaixo contém algumas das características observáveis em cada um dos
sistemas de representação dominante:
VISUAL
|
AUDITIVO
|
CINESTÉSICO
|
|
ESTILO
DE APRENDIZAGEM
|
Aprende pela visão;
observa demonstrações; gosta de ler e imaginar as cenas no livro; tem boa
concentração; rápido na compreensão.
|
Aprende por instruções
verbais; gosta de diálogos; evita descrições longas; não presta atenção nas
ilustrações; move os lábios quando lê; subvaloriza.
|
Aprende fazendo, por
envolvimento direto; prefere ir logo para a ação; não é bom leitor.
|
MEMÓRIA
|
Lembra-se bem dos rostos,
mas se esquece dos nomes; escreve e anota através de esquemas resumidos e
simbólicos; lembra bem das imagens.
|
Lembra os nomes, mas
esquece os rostos; decora as coisas por repetição auditiva.
|
Lembra-se melhor das
coisas que fez e não daquelas que ouviu.
|
PARA
RESOLVER PROBLEMAS
|
Delibera e planeja bem
antes; organiza os pensamentos e tem boa visão das soluções e alternativas.
|
Fala sobre os problemas;
testa as soluções verbalmente.
|
Ataca fisicamente o
problema; ação; impulsividade; geralmente escolhe soluções que envolvem
muitas atividades.
|
APARÊNCIA
GERAL
|
Limpo; meticuloso; gosta
de ordem e de coisas bonitas.
|
Combinar roupas não é tão
importante; prefere explicar as escolhas.
|
Limpo; mas logo se
desarruma por causa das atividades. Sem muito senso estético, conforto é
essencial.
|
COMUNICAÇÃO.
|
o Quieto; não fala muito e
se o faz fala muito rápido; impacienta-se quando tem que ouvir explanações
longas; uso desajeitado das palavras; descreve coisas com detalhes; usa
predicados verbais do tipo “veja bem..., é claro..., brilhante” etc.
|
Gosta de ouvir, mas não
consegue esperar para falar; descrições são longas e repetitivas; usa
predicados verbais do tipo: “ouça, escute, deixe eu explicar...”.
|
Gesticula quando fala; não
é bom ouvinte; fica muito perto quando fala ou ouve; perde rapidamente
interesse por discursos; usa predicados do tipo: “sinto que, pegue firme, concreto,...”etc..
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário